Com intuito de ensinar os conceitos de velocidade instantânea e média
para a turma de licenciatura em Biologia da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ), realizei uma aula prática nas calçadas do nosso campi no
Maracanã.
A idéia principal foi montar uma corrida de curta distancia
com os alunos, onde eles mesmos mediram o comprimento da pista e registraram os
intervalos de tempo com os cronômetros dos seus celulares. Logo após a aquisição de dados partiram para
os cálculos das velocidades, responderam algumas perguntas e compararam suas
velocidades com as dos corredores olímpicos, e assim, puderam de fato perceber o
quanto nossos ídolos são rápidos.
Embora futuros professores de biologia e de ciências, estes jovens terão que ministrar aulas de física no último ano do ensino fundamental, quando a disciplina de ciências consiste em química e física. Com esta atividade foi possível mostrar que para aprender física não basta ficar somente na teoria, principalmente quando esta prioriza a decoba de fórmulas matemáticas. É necessário aulas práticas, realidade pouco encontrada na maioria dos colégios. Mais do que isso, com um pouco de imaginação é possível produzir experimentos com ferramentas de fácil acesso, tais como as utilizadas aqui, transcendendo a simples observação do fenômeno para a inclusão de aquisição de dados. Ficam aqui os registros desta aula, esperando que os Esportes tenham inspirados a turma para o aprendizado de Física.
Adorei!
ResponderExcluirFoi utilizada uma maneira bem diferente de ensinar física, mostrando que a matéria pode ser assimilada dentro e fora de aula.
Que bom que vc gostou!
ResponderExcluirab Rosana
Adorei nossa aula de ontem. Espero vê-la em breve aqui no blog.
ResponderExcluirAna Carolina (Bio/UERJ 2012.2)