segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A boa visão potencializa a prática dos esportes



Não somente os esportes relacionados a boa pontaria, como o arco e flecha, tiro ao alvo dependem  de uma boa visão para sua prática.  Um praticante de ciclismo ou motocross precisa estar com os olhos “bem atentos” para fugir dos buracos,  poças de óleos, objetos perfurantes ou qualquer obstáculo que possa tornar seu caminho indesejável, impedindo-o de completá-lo.  Os defeitos de visão devem ser compreendidos, identificados  e corrigidos adequadamente através de visitas ao oftalmologista.  Como também, para aqueles atletas que tem a visão perfeita, mas que praticam esportes ao ar livre – vôlei de praia, frescobol, entre outros – precisam saber fazer uma boa escolha dos seus óculos escuros com proteção aos raios ultra-violeta. 
Compreender o espectro eletromagnético e os mecanismos da visão humana potencializa a prática dos esportes.

Abaixo indico alguns sites que ajudam a esclarecer este assunto:  
1)Olho Humano
2)Programa Bem Estar (muito bom)
3)Cálculo da vergência da lente (didático)
4) Astigmatismo
5)Cirurgia de visão
http://www.youtube.com/watch?v=BhCGBXTfxYI&NR=1&feature=endscreen

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Giros aéreos no skate: baixinhos se dão bem



Participei desta matéria que foi apresentada no Jornal Nacional no dia 2/2/2013, e no Esporte Espetacular no dia 3/2/2013, ambos programas da Rede Globo.


Em virtude do Campeonato Mundial de Skate Vertical está sendo realizado aqui no Rio de Janeiro, a equipe do Jornal Nacional me contactou para explicar fisicamente o comentário feito pelo super campeão de skate Bob B.; que os skatistas baixinhos teriam vantagem sobre os altos neste esporte.

Fiquei feliz porque minha participação não se resumiu aos 15 segundos de comentários, pude dar diversas sugestões para as imagens e animação da matéria, de modo a tornar mais claro o conceito de velocidade angular, foco da discussão, que responde a afirmação do skatista.

VALE CONFERIR




Lorena (produtora do JN), eu (física) e Carol Barcellos (entrevistadora)