Mais uma vez, ensinando física através do esporte, elaboramos
uma prática sobre a modalidade Salto em Distancia, e fizemos esta “brincadeira”
com a turma de licenciatura em Biologia (2013/1) no jardim da UERJ.
Sabe-se, que o centro de massa do atleta ao realizar o salto
em distancia descreve uma trajetória parabólica, portanto, o objetivo da
prática realizada com os estudantes foi o de encontrar o ângulo de partida no
momento do salto. É fácil obtê-lo, basta
ter a velocidade instantânea no momento do salto e distancia atingida. A velocidade é obtida através da coleta de
dados dos tempos nos últimos quatro metros e a distancia é medida diretamente
no chão com trena. Estimulamos os alunos
a comparar seus resultados com os encontrados no site da associação de
atletismo para o salto em distancia.
Assim como, a entender que este salto depende do valor da gravidade, e
portanto, em determinados locais do globo terrestre é mais difícil o atleta ter
boas marcas.
Aacima estou anexando a foto da turma de licenciatura em
Biologia, ingressantes em 2013/1, e um filme da nossa prática.
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