quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Brazuca, a bola da Copa do Brasil

As bolas das Copas de Futebol sempre foram a grande vedete dessas competições, portanto, a curiosidade em conhecer a Brazuca, nome dado por votação popular a bola da Copa do Brasil, não poderia ser diferente.  A seis meses do início da competição ela finalmente foi apresentada ao mundo na semana passada.

A Brazuca é constituída de apenas seis painéis brancos que são adornados com as cores verde, azul e laranja, pesa 437 gramas e tem 69 cm de circunferência, e segundo seu fabricante – Adidas- passou por um completo processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de 10 países espalhados por três continentes.

No site da FIFA é possível encontrar uma série de especificações que uma bola deve ter e os tipos de testes que se deve fazer para ela ganhar um certificado oficial deste órgão. Uma série de grandezas físicas esta envolvida nestes testes, como por exemplo, a pressão interna da bola, coeficiente de restituição devido a deformação após o chute, a variação do peso devido a absorção da água, entre outras.  Em junho de 2010, eu publiquei um post neste blog detalhando estas questões quando falava-se da Jabulani, a então bola da Copa da Africa do Sul.  Vale a pena dar uma olhada.  Outra matéria interessante é sobre a evolução das bolas ao longo das Copas do Mundo, fica notório como a tecnologia avançou na perspectiva de sua melhoria.  Veja as imagens das bolas desde a primeira Copa até a Brazuca no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário