segunda-feira, 30 de maio de 2016

Photofinish na Olimpíada do Rio

Parceira do Comitê Olímpico Internacional desde os Jogos de Los Angeles, em 1932, a Omega promete novas inovações na tecnologia de cronometragem para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. A ideia da empresa suíça é fazer com que a precisão seja capaz de definir um vencedor, mesmo em provas de velocidade como nos 100 m do atletismo.
“O novo photo-finish nos mostra exatamente o que aconteceu na linha de chegada. São 10.000 imagens digitais por segundo”, contabiliza Alain Zobrist, CEO da Omega Timing, mostrando figuras captadas pelo novo instrumento, que estreia no Rio de Janeiro.
“Se dois atletas terminarem a prova no mesmo centésimo de segundo, a câmera será capaz de detectar quem venceu. Empates não são mais possíveis no atletismo”, conta Alain Zobrist, CEO da Omega Timing.
Até os Jogos de Londres, em 2012, dois pares de fotocélulas, postados na linha de chegada, emitiam feixes de luz para determinar quem venceu a prova.
“Nas corridas de cadeirantes da Paralimpíada, por causa de sua especificidade, testamos a utilização de quatro feixes de luz. Neste ano, vamos usar esse equipamento também para o atletismo olímpico”, contou Zobrist.
A empresa montou sua parafernália na pista do estádio Nilton Santos, o Engenhão, que recebe o Campeonato ibero-Americano de atletismo de sábado a segunda-feira. A competição serve como evento-teste para os Jogos do Rio.
Na sala de cronometragem, uma equipe grande trabalha para testar os equipamentos. São 18 monitores, entre TVs, desktops e notebooks, que captam os resultados detectados pelas câmera e cronômetros espalhados pelo estádio e são capazes de dar, em tempo real, os resultados dos atletas, tanto em provas de pista como de saltos e arremessos.
Para a Olimpíada, esse número será um pouco maior. São 450 toneladas de equipamentos e 200 km de fios e cabos para dar conta da medição de todas as modalidades.
 *O repórter viajou a convite da Omega


Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/omega-estreia-equipamento-prova-de-empate-em-jogos-do-rio-2016_30397.html#ixzz4AB5CP7BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário