sexta-feira, 14 de junho de 2024

Como a física pode ajudar a ganhar um ouro olímpico no salto com vara?

         No dia 15 de Agosto de 2016, um dos momentos mais memoráveis da Olimpíada do Rio de Janeiro, e do atletismo brasileiro, aconteceu no Estádio Olímpico Nilton Santos. O brasileiro Thiago Braz saltou para 6,03 m conquistando o inédito ouro olímpico para o Brasil no Salto com vara. O brasileiro venceu o favorito francês Renaud Lavillenie e obteve o seu melhor salto até hoje, mostrando a mística do apoio da torcida durante a competição. 

Contudo, quais são os reais diferenciais para que um atleta possa alcançar uma alta performance?

O salto com vara é um esporte que trabalha a alteração e alternância dos tipos de energia mecânica do sistema atleta-vara. No início da prova, o atleta corre com a vara antes de saltar e produz energia cinética, mantendo a vara próxima ao seu corpo e o mais paralela ao solo, evitando assim uma perda de energia maior por efeitos dissipativos do ar. Ao se aproximar do salto, a vara é fixada no chão e se deforma, acumulando energia potencial elástica na vara, energia essa que será utilizada para impulsionar o atleta para cima. Quando a vara começa a retornar para seu formato original, a energia potencial elástica vai se transformando em energia potencial gravitacional. Ao atingir o ponto mais alto, tendo apenas a energia potencial gravitacional, o atleta ainda empurra a vara para baixo o que faz com que tenha um ganho de até 1 metro de altura.

Com isso, podemos perceber que quanto maior a velocidade do atleta, maior será a altura alcançada por ele. Os atletas correm com uma longa vara, entre 4,50 m e 5,00 m, e chegam a velocidades em torno de 8 m/s, para mulheres, e 9 m/s, para homens, alcançando alturas de 5 a 6 metros, respectivamente.

Na final da Olimpíada do Rio, o atleta brasileiro foi o mais eficaz nas etapas de transformação energética, garantindo assim o recorde olímpico e a inédita medalha de ouro para o Brasil.


Referências

https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/download/2492/2677#:~:text=Os%20dois%20primeiros%20algarismos%20definem,%2C%20ou%2063%2C420%20kg)

https://bigslam.pt/destaques/atletismo-salto-com-vara-nambauane-de-victor-pinho/

https://ge.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/thiago-braz-retorna-ao-engenhao-e-recebe-medalha-de-ouro.html

Matéria escrita por: Thiago Cabral (Licenciado em Física pela UERJ e mestrando no MNPEF_ Sociedade Brasileira de Física, Polo 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário