segunda-feira, 19 de abril de 2010

Valeu o gol? Quem viu os centésimos de segundos?

O Mundial de Futsal da Fifa 2008 foi realizado Brasil. Em uma das semifinais no Maracanãzinho, RJ, houve uma grande confusão devido a um gol da Espanha nos instantes finais do jogo contra a seleção da Itália. O lance que causou essa discussão foi um chute de um jogador espanhol que bateu na trave, no jogador da Itália e entrou. Porém, a reclamação é de que a bola teria entrado com o cronômetro oficial já zerado, e o público ao rever o lance no telão do ginásio observou que realmente quando a bola entrou o cronômetro mostrava 0.0 s. Após uma longa discussão, os árbitros resolveram validar o gol que classificou a Espanha para enfrentar o Brasil na final. Como pode ser validado o gol se o cronômetro do Maracanãzinho mostrava 0.0s? Se essa era a marcação oficial já não havia acabado o jogo? Para respondermos as duas questões acima temos que entender os sub-múltiplos do segundo. Temos: 1s -> um segundo 0.1s -> um décimo de segundo 0.01s -> um centésimo de segundo 0.001s-> um milésimo de segundo O cronômetro, como foi descrito anteriormente, marcava até o décimo de segundo. Portanto, a marcação 0.0 s não simbolizava o término oficial do jogo, já que ainda tínhamos centésimos e milésimos de segundo antes de terminar o jogo. Uma emissora de canal fechado estava transmitindo o jogo e o comentarista analisou a imagem. Ele verificou que quando a bola entrou ainda restavam cerca de três centésimos de segundo (0.03s). Esse fato e uma explicação simplificada podem ser observados no comentário feito durante a transmissão “Quando aparece o 0 no placar, ainda faltam 999 milésimos de segundos para realmente terminar. Pelo o que vimos aqui através da imagem, a bola entrou faltando cerca de três centésimos. Então, para tristeza da Itália, o gol foi legal.”- Marcelo Rodrigues, comentarista do SporTV, que completa: “O erro é que nem o cronômetro da Fifa e nem o placar do Maracanãzinho mostram esses milésimos de segundos. Se em nenhum lugar mostra que ainda faltam esses milésimos, como o mundo vai saber que realmente ainda tinha tempo?” Esse é um ponto delicado. Se o cronômetro do placar tivesse a casa dos centésimos de segundo os espectadores poderiam ter observado claramente que a bola entrou antes do fim da partida.
Esperamos que nas próximas competições a Fifa preste a atenção a esses detalhes que podem vir a prejudicar o espetáculo esportivo. (mensagem postada por Osmar Preussler)

3 comentários:

  1. Gostei muito do post. E achei engraçado que quando li "o cronômetro mostrava 0.0s" minha reação imediata foi "ENTÃO NÃO FOI VÁLIDO!!". A hipótese dos centésimos de segundo nem me ocorreu, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Nem a vc nem aos torcedores que lá estavam!!

    ResponderExcluir
  3. Agora imagine quanto confusão teria sido evitada se os organizadores tivessem colocado um cronômetro que mostre a casa dos centésimos de segundo tanto no estádio quanto no cronômetro da FIFA.

    ResponderExcluir