terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fabiana Murer: Campeã Mundial de Salto com Vara em 2011

Ao saltar 4.85m em Daegu, na Coréia do Sul, Fabiana Murer conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil em Mundiais de Atletismo em pista aberta. Motivo de orgulho para a nossa nação que além de passar por uma fase ruim neste esporte, nunca teve um atleta que chegasse tão longe nesta modalidade!

O auge do sucesso de Fabiana aos 30 anos é resultado de uma longa trajetória de empenho e dedicação individual, somado ao seu talento. Devido à falta de investimentos no Brasil, os salários e viagem da sua pequena equipe são pagos por uma empresa privada, incluindo aí, seu técnico Elson Miranda, e a co-orientação do russo Petrov, há 10 anos.


Imediatamente após o encaixe da vara, o movimento do corpo da atleta pode ser visto como de lançamento de projétil (catapulta). Atingirá grandes distancias a medida que a velocidade de chegada da atleta for a maior possível e o ângulo da vara com relação ao solo seja o mais próximo de 45º. Fabiana surpreende a todos por ter domínio absoluto de sua técnica; após finalizar seus 18 precisos passos atingi 29,8km/h, e é uma das poucas atletas que consegue encaixar a vara no poço de uma maneira quase ideal!

Por outro lado, todo esforço desta atleta fenomenal seria em vão se o aprimoramento dos novos materiais de carbono não estivesse tão avançado! Possibilitando a produção da vara de fibra de carbono e resina de epóxi com núcleo de fibra de vidro, material bastante leve e flexível. Medindo 4,6m, pesa apenas 2kg.


 http://www.youtube.com/watch?v=yKaF4RD7dtI

2 comentários:

  1. Tainá Pellegrino Martins, Biologia, 2012.126 de março de 2012 às 09:18

    O salto com vara dá um exemplo de lançamento de projétil.
    O atleta atua como projétil ao ser lançado.
    Na subida, há Movimento retilíneo uniforme(MRU)e no ponto mais alto da trajetória a Velocidade é igual a zero; na curva, há Movimento uniformemente variado(MUV); e na descida há, novamente, MRU.
    (Tainá Pellegrino Martins, 2012.1, Biologia)

    ResponderExcluir
  2. Legal sua visualização!
    Mas, como todos os outros lançamentos de projéteis o movimento é composto, ou seja, na direção horizontal o movimento é MRU e na vertical MUV.
    Estes movimentos estão sempre presentes durante a trajetória do corpo lançado.
    bj Rosana

    ResponderExcluir