domingo, 13 de janeiro de 2013

Kyrillos é campeão no Motocross Freestyle 2013


Na sua sétima edição, Fred Kyrillos foi o campeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle de 2013, disputada na Hípica do Rio de Janeiro.  Na competição mais importante do país desta modalidade, Kyrillos apresentou um número grande de manobras e conseguiu superar o hexacampeão, Joaninha.

Na quinta-feira passada, antes da competição, estive batendo um papo informal com o Kyrillos (veja foto) e pude perceber o quanto este esporte tem de física!

Falamos da arquitetura das rampas de decolagem e aterrissagem, da distancia necessária entre as duas, da suas curvaturas e alturas, da velocidade e ângulo de partida que a moto faz no momento em que perde o contato com a rampa, do tipo de equipamento e seus respectivos materiais que são usados para proteção do atleta, entre outras tantas informações. 
Realmente foi super interessante!
Na verdade, eu estava na Hípica a pedido da Rede Globo, a matéria que gravamos teve como objetivo usar o fato que a competição iria ocorrer no local de salto de cavalos com a unidade física cavalo-vapor (cv). Esta unidade é utilizada para identificar as potencias de motocicletas, que em inglês é traduzida como horse-power, o vulgo hp.  Mas, lamentavelmente esta matéria não foi ao ar, porque no dia seguinte, o piloto Zoio teve um gravíssimo acidente, com traumatismo craniano e foi operado de emergência, sendo assim, não havia clima para brincadeiras e trocadilhos.

Enfim, foi como eu encerrei a minha participação na entrevista, dizendo:
A física básica explica e descreve os movimentos executados pelos pilotos de um ponto de vista das forcas externas que atuam no centro de massa do piloto-moto, entretanto, este modelo é muito simplista para este esporte; porque as forças executadas pelo piloto sobre a moto (não consideradas) é que definirão as manobras e acrobacias no ar.  Deste modo, qualquer pequeno erro, poderá acarretar sérias conseqüências.

Já ia esquecendo:
O cavalo-vapor foi uma unidade que surgiu na Inglaterra no início do século XIX, quando as máquinas a vapor começaram a substituir o trabalho dos cavalos. Então, nada mais razoável que comparar o trabalho dessas novas máquinas com o trabalho dos cavalos. Assim, ficou estabelecido que um cavalo-vapor equivale ao trabalho realizado por um cavalo para erguer um peso de 75kg, a altura de 1m, em apenas 1s. 
Como a moto do Kyrillos tem 53cv, esta é capaz de erguer 4 toneladas, a altura de 1m, em apenas 1s .  Que potência !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário