segunda-feira, 20 de junho de 2016

Melhor marca dos 100m com modelo de Pritchard



O Aberto Internacional de Atletismo, em Kingstown na Jamaica, aconteceu a apenas dois meses da tão esperada Olimpíada do Rio de Janeiro.  Como sempre, a prova de 100m masculino foi o ponto forte do campeonato, que nesta edição contou com atletas renomados: Usain Bolt, Asafa Powell, Y. Blake, entre outros.  


Era a terceira competição de Bolt em 2016, todos estavam ansiosos para conhecer suas reais condições já que, há poucas semanas atrás ele havia se lesionado.  Detentor dos recordes mundiais e olímpicos, já não repetia mais suas marcas, nem tão pouco, nenhum ser humano o fez. Neste campeonato  seu desafio era bater o melhor tempo deste ano, 9s86, de Jimmy Vicaut.

Posicionados nos blocos de partida, após o tiro, tudo acontece em pouquíssimos instantes, Bolt faz surpreendente recuperação passando por todos após saída lenta e completa a prova a exatos 9s88.  Lamentou quem pensou que ele não atingiu sua meta, mas se considerarmos que Jimmy correu com velocidade de vento a favor igual a 1,8m/s e utilizarmos o modelo de Pritchard (1993) que corrige o tempo do atleta para condição de vento nulo, vemos que o francês teria completado o percurso em 9,96s, ou seja, com oito centésimos de segundo a mais que o jamaicano.  Inclusive, com marca pior do que Y. Blake que ficou em segundo lugar.
Ao que tudo indica, na nossa casa, Bolt continuará dando um show a parte!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Gatlin no Mano a Mano

Este ano o já tradicional evento Mano a Mano foi disputado na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão no RJ.   Neste cenário espetacular, onde a pista dos 100m foi construída sobre um grande  lago, contou com atletas olímpicos e paraolímpicos de ambos os sexos. 



Justin Gatlin foi o astro principal do evento, em incrível forma física aos 34 anos, vem surpreendendo com as últimas marcas alcançadas após passar quatro anos afastados das pistas por motivo de doping.  Detentor do ouro olímpico em Atenas, este americano é o possível homem a bater o lendário corredor Usain Bolt nas Olimpíadas do Rio 2016.
Embora o desempenho do grupo não tenha sido extraordinário, devido a chuva que caiu alterando o atrito na pista, ainda assim, o americano ganhou com vantagem de quase um metro a frente, a exatos 0,97cm do corredor de Trinidade e Tobago, seguidos pelos outros dois atletas brasileiros.   Gatlin fez o tempo de 10,19s e obteve velocidade média de 35,33km/h.

Os torcedores brasileiros puderam saborear a vitória de Rosangela dos Santos sobre a medalhista olímpica Carmelita Jeter (USA), ao correr os 100m nos exíguos 11,23s, cuja velocidade média foi de 32,06km/h.