terça-feira, 24 de julho de 2018

Copa da Rússia = Copa dos Pênaltis



                                            França (4) x Croácia (2)


A Copa da Rússia ficou conhecida como a “Copa dos Pênaltis”!
Nunca tiveram tantos gols de pênaltis em copas como esta.
A média foi de: a cada 2 partidas, uma teve pênalti marcado. Das 64 partidas, foram marcados 29 pênaltis.
Basicamente este aumento aconteceu devido ao uso do “Árbitro de vídeo”.
O que é isso?
É um sistema tecnológico que permite filmar todo o jogo através de 33 câmeras instaladas em pontos estratégicos no campo. As imagens são enviadas para 3 árbitros que ficam analisando os lances duvidosos em uma sala restrita fora do gramado.
De algum modo, estes árbitros se comunicam com o árbitro de campo dizendo suas interpretações da jogada. O árbitro de campo pode aceitar ou não o parecer dos árbitros de video.
O fato é que este sistema que ficou conhecido como VAR, melhorou as possíveis controvérsias e tornou mais transparente as decisões do juiz. E sendo assim, aumentou o número de pênaltis!
O pênalti é marcado quando acontece uma falta dentro da grande área. Normalmente é um momento muito tenso para ambos os times e principalmente para o goleiro e o cobrador.
Por ser um lance tão importante e poder definir o resultado do jogo, algumas universidades do mundo tentaram entender seus mais diversos aspectos.
Aqui no Brasil, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, liderado pelo professor Ronald Ranvaud, também pesquisou este assunto.
Ele fez um trabalho experimental com jogadores e goleiros experientes. Ele dividiu a área transversal do gol(2.44m de altura por 7.35m de largura) em 24 retângulos e concluiu que existe uma posição ideal para o jogador chutar a bola e o goleiro não pegar.
Esta posição é exatamente a área dos retângulos próximos aos cantos superiores da baliza, tanto faz o do lado direito como o do esquerdo, mas para que isso ocorra a velocidade da bola tem que ser superior a 80km/h.
Fazendo uma continha rápida, considerando que a bola fica posicionada a 11m do goleiro, a gente encontra que a bola vai levar 0.53 segundos para atingir este local, ou seja, algo em torno de meio segundo. Tempo este bem inferior ao tempo gasto pelos goleiros quando tentam defender a bola nesta posição, que levam em torno de 1 segundo.
O Griezmann fez diferente, ele chutou rasteiro em um dos cantos do gol. Segundo as estatísticas, nos cantos próximos do chão os goleiros tem maior incidência de sucesso do que nas regiões superiores (dados de pesquisa da Universidade de Bath na Inglaterra). Mas ele teve frieza e esperou o goleiro cair primeiro para um lado e ele chutou no outro, marcando então, o segundo gol contra a Croácia na final da Copa do Mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário