quinta-feira, 19 de junho de 2014

A estreia do Brasil na Copa do Brasil

A seleção brasileira estreou na competição contra a seleção da Croácia na Arena de São Paulo. Com dois gols de Neymar (2) e um de Oscar, nossa seleção venceu por 3 a 1. Durante e após a partida os canais televisivos  vem divulgando as diversas estatísticas, como por exemplo, a posse de bola dos times (Brasil 58% e Croácia 42%) e o número de desarmes (Brasil 7 e Croácia 13). Em alguns jogos também apresentam informações da distância percorrida e da velocidade máxima de cada jogador. A FIFA está divulgando em seu site todos estes dados; desse modo, não podemos deixar de analisar a Física envolvida neles.

Qual jogador percorreu a maior distância durante a partida? Qual jogador da seleção brasileira teve maior velocidade máxima? Quem teve a maior velocidade média? Essa e outras questões podem ser respondidas ao analisarmos as estatísticas.  Falando sobre distância percorrida pelos jogadores da nossa seleção temos em primeiro lugar Luiz Gustavo com 11,166 km, Daniel Alves em segundo com 10,348 km e Oscar em terceiro com 9,931 km.
Como houve três substituições, seis jogadores permaneceram em campo por um tempo inferior ao dos outros oito jogadores. Por isso, para uma melhor discussão podemos utilizar o conceito de velocidade média. 

Calculando a velocidade média através da razão entre a distância percorrida pelo tempo em que o jogador permaneceu em campo, o nosso pódio é composto por Ramires com 2,23 m/s, Paulinho com 1,96 m/s e Luiz Gustavo com 1,92 m/s. Isso mostra uma característica dessa seleção brasileira, que os volantes participam intensamente do jogo, atacando e defendendo.  A realização das análises dessas grandezas físicas traz muitas informações sobre o perfil do jogo de cada time.  Em relação à velocidade máxima o pódio ficou formado por Ramires (31,07 km/h) , Bernard (29,23 km/h) e Marcelo (28,87 km/h).

Outro ponto que pode ser abordado é o mapa de “calor” que apresenta os locais por onde o jogador se locomoveu durante a partida.


Na figura acima podemos observar os mapas de Neymar, Oscar e Hulk. Lá podemos ver os posicionamentos de Neymar e Hulk pela direita (Hulk jogando bem próximo da linha lateral), e Oscar pela esquerda. Vale ressaltar, que Neymar e Oscar também tiveram deslocamentos pelo centro, porém, a maior parte dos deslocamentos foi pelas laterais.  

Todas estas estatísticas colaboram para um melhor entendimento da nossa seleção, e para uma melhor armação do próximo time opositor, no caso, o México.  

Postado por Osmar Preussler (Mestrando e Prof. de Física da rede estadual do RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário