sábado, 27 de dezembro de 2014

Brasil campeão piscina curta 2014



O Brasil fez bonito na natação em piscina curta. Terminou em primeiro lugar no campeonato Mundial no Quatar. Felipe França e Etiene Medeiros foram os nomes do campeonato, ele ganhou cinco medalhas de ouro, ela trouxe a primeira medalha de ouro em mundiais na categoria individual feminino. Não apenas este feito, como também a atleta quebrou o recorde mundial da prova de nado de costas! Que show!

O nado de peito, especialidade de Felipe França, é o que tem a menor velocidade média se comparado as outras modalidades. Isto acontece porque a maior parte do corpo fica submersa ao longo de toda prova, aumentando assim, a força de arrasto produzida pela água.   


Diferente dos outros nados, a maior propulsão não vem dos braços, mais sim das pernas. 
A velocidade imposta pelo atleta não é constante ao longo de um ciclo, existe um momento em que os braços e as pernas flexionam-se juntos, aproximando-se do tronco, e é justamente aí que a velocidade instantânea do nadador cai muito. 
E lembrar que Felipe parou de competir após a última Olimpíada devido ao baixo desempenho naquela competição, ele voltou com tudo, emagreceu 20kg e acelerou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário